Será que essa interação não poderia ter sido propiciada por uma mediação?
“As ecologias cognitivas são as coletividades
que se auto-organizam, se mantêm e se transformam mediante o envolvimento
permanente dos indivíduos que as compõem.” [p.64]
A Mediação pedagógica
tem papel de destaque dentro de uma perspectiva humanista na cibercultura.
OKADA usa a metáfora de “feixes
de relações múltiplos e diversificados” em vez de ‘pontes móveis’ para
exemplificar a mediação pedagógica, “assim, todos os sujeitos são mediadores
uns dos outros e mediados pelo próprio mundo.”
Colocado desta maneira, Moraes
[apud Okada] diz que precisamos de ambientes de aprendizagem que privilegiem a circulação
da informação, a construção do conhecimento pelo aprendiz, uma nova dinâmica que
possibilite diálogos e interações, “que indique que tudo que existe coexiste e
que nada existe fora de suas conexões e relações”.
“Para
que as ecologia cognitiva possa emergir, é necessário pensar sobre o que
motivam as pessoas a interagirem, considerando a diversidade de ritmos,
disponibilidades, interesses e a multiplicidade de outras tarefas, compromissos
e atividades”. [OAKADA, p.68]
É necessário que os participantes
sintam-se envolvidos, conscientes do que os “atrai, que enlaça, que encanta,
que cerca, que enreda.”
Okada diz que os
participantes devem perguntar a si mesmos “quais são suas intenções,
expectativas, por que fazer parte de uma coletividade”, e que estas devem ser
atualizadas porque podem se alterar durante o processo.
Dinâmicas ou atividades
possibilitam expressar histórias, interesses, preocupações, conhecer um pouco
do outro e identificar interesses comuns.
“É
essencial saber quem somos, quais os nossos dilemas, o que permeiam as nossas
práticas, quais as nossas inquietações, o que desencadeia nossas interações, as
nossas discussões e as nossas pesquisas.” [OKADA, p.69]
Os perfis de cada um e da
comunidade no meio virtual podem ajudar a compreender o que move e alimenta a comunidade,
o que traz significado. Para Fazenda [apud Okada] “o
segredo está na intenção da troca”.
Segundo Okada a mediação tem
esse papel de integrar teoria e prática.
Então, se você concorda
com estas observações, faça seu perfil neste blog , ou link para o seu.
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“o segredo está na intenção da troca”
ResponderExcluirEsta frase reforça a ideia de que na rede existe um jogo de interesses escondido por trás dos 'nós', o que torna a comunidade oportuna dependendo daquilo que cada um ganha no jogo em determinada ocasião. Se não ofereço nada em troca meu nome fica lá... naquela comunidade imóvel. Apenas preenchendo um espaço chamado comunidade. É importante fazer parte de uma rede ou de uma comunidade, mas é fundamental saber jogar e ganhar algo em troca, ou oferecer algo pelo menos! Diz o velho ditado: é dando que se recebe!!!